Automodelismo RC - Saiba o que é, onde praticar e como adquirir.

 
 
AUTOMODELISMO/ DICAS
 

Automodelos

Informações úteis:

Antes de adquirir seu automodelo é importante saber onde irá praticar, se adquirir um modelo off-road, não utilize no asfalto, os pneus e os diferenciais se desgastarão rapidamente.

Se adquirir um modelo básico, não abuse, ande em pequenos espaços para não sacrificar o equipamento. Se for andar em pistas de alta velocidade é preciso que seu carro tenha câmbio de duas velocidades, os motores à combustão não suportam trabalhar no giro máximo por muito tempo, o câmbio no caso fará com que a velocidade aumente amenizando o giro.

Evite andar sem a bolha (carenagem) ela ajuda no caso de colisão.

Se bater, procure no local alguma peça que eventualmente possa ter se desprendido, você estará evitando gastos desnecessários.

Não ligue o motor de um automodelo em lugares fechados, a fumaça é tóxica.

Jamais passe o comando do seu equipamento para pessoas inexperientes.

Evite distâncias muito longas, quanto mais longe mais sujeito a interferências, seu automodelo poderá ficar fora de controle.

Verifique se as pilhas tanto do controle como do receptor estejam com uma boa carga. Cuidado, mesmo com rádios equipados com fail safe, se as pilhas do receptor estiverem fracas, seu modelo poderá ficar sem controle.

No caso de rádios que utilizam frequências determinadas por cristais,  não esqueça de erguer a antena do transmissor antes de dar a partida no motor, certifique-se de que os outros participantes não estejam com a mesma frequência do seu equipamento.  Jamais diminua o comprimento do fio de antena do receptor pois, perderá alcance.

Não permita que crianças corram atrás do seu automodelo, poderão ocorrer acidentes.

O transmissor só deverá ser desligado depois que o motor do seu carro não estiver mais em funcionamento.

Qualquer tipo de alteração feita no seu equipamento, poderá ocasionar resultados indesejáveis se não tiver plena conciência do que está sendo feito.

Atenção você iniciante, não saia mexendo em tudo, apertando ou soltando parafusos sem uma prévia orientação, poderá ter problemas.

                                     

                        

Elétrico ou Combustão? Qual escolher?
 
Os modelos à combustão devem ser utilizados em lugares amplos, a maioria não tem marcha à ré, são mais realísticos se comparados aos automóveis de verdade, por esse motivo têm seus adeptos, não devem ser utilizados dentro de casa, soltam fumaça além de deixarem escapar  um pouco de óleo pelo escapamento.
Seus motores devem ser amaciados em aceleração média durante seus cinco primeiros tanques e regulados por pessoas experientes, lembrando que uma regulagem errada pode trazer sérios problemas de desempenho inclusive uma drástica redução da sua vida útil.
O reabastecimento é rápido e simples, basta levantar a tampa do tanque e abastecer com a almotolia.
O combustível é um composto à base de álcool, óleo e nitrometano, encontrado com facilidade nas lojas do ramo. Atenção: (Não use gasolina)

Os automodelos que utilizam como combustível gasolina, possuem um motor diferenciado, semelhante aos motores de moto-serra, são carros em uma escala maior, a gasolina deve ser de boa qualidade misturada com 4% de óleo para motores 2 tempos encontrada nos postos onde abastecemos nossos carros no dia a dia.
Esses carros são bem mais pesados, precisam de um local apropriado e longe de crianças para evitar acidentes.

Os elétricos não fazem muito barulho, não fazem sujeira, andam em qualquer espaço, desde uma simples sala de estar(se for pequeno), como em  até em grandes campos de terra ou grama. É possível andar de marcha à ré se programado em seu Esc.
Seus motores podem ser brushed (com escovas para a captação da energia) ou brushless (motores que recebem a corrente (mAh) de forma sequencial produzida pelo ESC.
Essa energia é conseguida através de uma bateria instalada no modelo, o inconveniente é que a recarga dessa bateria pode demorar, isso vai depender da corrente de carga do carregador e da capacidade de armazenamento de carga da bateria, sem contar a necessidade de uma fonte de energia para ligar o carregador. 
Ideal mesmo seria ter algumas baterias sobressalentes, já pré-carregadas, para prolongar a brincadeira.
 
BateriasPreste muita atenção!!!
Carregue as baterias sempre longe de materiais inflamáveis e fora do automodelo.  É muito importante que estejam constantemente sendo observadas durante  esse processo. Não descuide !!! se perceber que estão aquecendo, desligue imediatamente o carregador.
Vale lembrar também a necessidade de esperar que elas se resfriem depois do uso antes de iniciar uma nova carga, agindo assim a deterioração das células será menor, prolongando sua vida útil.
  • Existem muitos tipos de baterias,  cada vez aparecem mais novidades no mercado, vamos falar das três mais utilizadas; NICD, NIMH e Li-Po
  • NICD - são pesadas, armazenamento de carga limitado, produz um efeito memória nas células, precisam ser descarregadas de vez enquando para terem suas células equalizadas.
  • NIMH - são pesadas, armazenamento de carga limitado, não tem efeito memória nas células, não há necessidade de serem descarregadas.
  • Li-PO - pessoal, muita atenção ao utilizar esse tipo de bateria, para muitos seria a bateria ideal, são mais leves, não tem efeito memória, tem um bom armazenamento de carga e a descarga é bem mais forte porém, precisam de cuidados especiais, devem estar em observação constante, não devem ser guardadas com plena carga. 
  • Durante o uso e também durante o recarregamento se for utilizada de forma errada, acima das suas especificações ou mesmo no seu limite por um tempo prolongado, poderá ter sua capacidade reduzida rapidamente, chegando a inchar e até mesmo se incendiar.
  • Os recarregadores para esse tipo de bateria são específicos, a voltagem máxima aplicada em cada célula não pode ultrapassar a 4,23 volts.
  • Evite descarregá-la totalmente, não permita que ela descarregue menos que 3,0 volts por células, (alguns ESC'S têm programação para isso), se isso acontecer poderá danificá-la irremediavelmente.
  • Veja que os terminais estejam bem isolados para evitar curtos-circuitos e incêndios.

  •                   

Considerações Finais:

Os automodelos são construídos para andar em lugares secos. Caso vc decida andar na chuva ou no molhado, é preciso que envolva as partes eletrônicas do seu equipamento dentro desses balões de ar utilizados em festas, mas não é só isso, o pior vem depois, assim que terminar a brincadeira será necessário secar todas as partes metálicas para evitar a ferrugem, principalmente os rolamentos que depois de limpos deverão ser também lubrificados.

TE PREPARA É TRABALHOSO !!!  

                                          

   


Brincar na praia não é uma boa, a areia é muito fina e cheia de sal, nem todo o filtro de ar consegue filtrá-la, isso pode acabar com o motor, além da ferrugem que se iniciará no seu equipamento tão logo termine a brincadeira. Eu diria que são 15 minutos de lazer e o resto do tempo para se arrepender.  

                                                               

 

 

Atenção você que adquiriu seu primeiro automodelo, evite brincar na rua onde passam os automóveis,   qualquer descuido sua brincadeira poderá terminar.

                                   

 

 

MESMO EM LUGARES AMPLOS, É PRECISO FICAR  SEMPRE ATENTO.

 

 

 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Auto Modelismo - (Todos os Direitos Reservados) Desenvolvimento de sites & Sistemas: GV8 Sites & Sistemas